Novo Sistema de pós tratamento dos veículos scania.

O que é e como funciona o sistema SCR

O sistema SCR é, basicamente, um sistema de pós-tratamento de gases de escape, que melhora o desempenho do veículo e reduz a emissão de gases poluentes.

Seu princípio básico consiste na injeção de um fluido chamado ARLA (Agente de Redução Líquido Automotivo) 32, com monitoração constante por meio de um sistema eletrônico.

Este líquido, cuja base é ureia de alta pureza, em conjunto com um catalisador, reage com os NOx (óxidos de nitrogênio) e CO2 (dióxido de carbono), formando amônia e água, que não são tóxicos para a natureza.

O sistema SCR conta com cinco componentes básicos:

  1. Dois sensores de temperatura, localizados antes e depois do sistema SCR;
  2. Um sensor de NOx (óxidos de nitrogênio);
  3. Uma ECU, responsável por analisar os dados e controlar os atuadores;
  4. Unidade de bombeamento do ARLA 32;
  5. Injetor do ARLA 32.

O sistema SCR só passa a funcionar quando o motor, já em funcionamento, atinge certa temperatura. O sensor de NOx envia constantemente as informações coletadas para a ECU, que se certifica de que todos os resíduos foram devidamente transformados em componentes atóxicos.

Este sistema pode reduzir em 95% as emissões de NOx e de 4 a 6% do dióxido de carbono.

O ARLA 32, fabricado de materiais derivados do petróleo, deve ter um tanque próprio e separado do diesel. É preciso também haver um indicador no painel, assim como o de combustível, para que o condutor não deixe faltar arla32.

Assim os proprietários de veículos com sistema SCR que não “abastecerem” o tanque de ARLA 32 terão o desempenho de seus carros e/ou caminhões bastante reduzidos.

Scania 16-litre V8 engine

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